top of page
  • Foto do escritorRev. Vagner Queiroz

Insônia


"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro."

Rei Davi, Salmo. 4:8




As doenças chamadas psicossomáticas, doenças do corpo decorrentes de emoções enfermas têm, nessas últimas décadas, assolado o ser humano.

É sabido que os medicamentos, nesses casos, é um paliativo que remediam os efeitos, isto é, dão uma condição melhor de vida aos pacientes, porém não resolvem as causas que desencadeiam o mal.

Essas enfermidades, consideradas modernas, são na maioria dos casos, atribuídas ao grande estresse a que a sociedade atual é submetida. O termo estresse passou a resumir uma série de angústias que o modo de vida moderna e o ritmo acelerado da vida nos infligiram.

No universo dos males do momento é importante destacar a insônia, pois tem afligido a muitos que sem conseguirem conciliar o sono, passam as noites rolando na cama na tentativa de achar uma posição adequada, ou ainda, em frente a TV em busca de algum programa interessante, na expectativa do dia clarear.

O salmista ao nos afirmar que dormia em paz por estar seguro em Deus, alerta que uma das causas da insônia é a insegurança que termina por nos tirar a paz, que faz parte do fruto do Espírito.

A insegurança aqui deve ser considerada sob dois aspectos. No aspecto relacional, permitimos que a insegurança tome conta do nosso coração quando os nossos relacionamentos são mediados por mentiras, dissimulações, falsidade, hipocrisia, coação e falta de perdão; Quando acreditamos que esses artifícios são necessários à nossa sobrevivência nos dias atuais. No aspecto espiritual, a insegurança se instala em nós quando perdemos a convicção de que o Senhor é suficiente para nós. Perdemos de vista a dimensão da sua grandeza e poder. Esta conjugação de posturas nos torna vulneráveis e desestabilizados.

Desse modo, concluímos que, pautar os nossos relacionamentos nos desafios que a Palavra de Deus nos propõe e se entregar aos cuidados do nosso Deus, nos garantirá uma boa noite de sono, pois até quando dormimos o Senhor vela por nós!

Rev. Vagner Queiroz

12 visualizações0 comentário
bottom of page